Designação

O curso designa-se Licenciatura em Contabilidade. O curso oferece três minors: (1) Auditoria, (2) Ensino de Contabilidade e (3) Contabilidade.

Objectivos gerais do curso
Os objectivos gerais do curso de Licenciatura em Contabilidade são:
proporcionar formação a nível major em Contabilidade.
formar quadros superiores na área de Contabilidade capazes de pesquisar os saberes no campo das ciências contábeis e afins, contribuindo para a inter-relação sustentável entre a economia, o controlo e a gestão económica;
promover o desenvolvimento das ciências contábeis e afins no país, na região e no mundo;
contribuir para uma formação deontológica, consubstanciada numa sólida educação moral e cívica.

Perfil profissional
Passaremos a descrever as áreas de trabalho e o conjunto de tarefas profissionais fundamentais que o futuro graduado em Contabilidade, com habilitação em Auditoria irá desempenhar. Sendo assim, a Licenciatura em Contabilidade, com habilitação em Auditoria visa proporcionar ao estudante uma sólida formação teórica e prática, possibilitando-o adquirir e desenvolver competências na gestão contabilística;
identificar problemas de gestão de unidades económicas, procurando soluções para a melhoria do desmpenho económico.

Os estudantes graduados no Curso de Licenciatura em Contabilidade podem exercer as funções de:

• Técnicos Oficiais de Contas;
  • Controlo Interno;
  • Gestores de Empresas;
  • Revisores Oficiais de Contas;
  • Quadros de Instituições Financeiras e Seguradoras;
  • Consultores Financeiros e Fiscais;
  • Docentes de Contabilidade e Gestão;
  • Técnicos Superiores de Administração Pública (POCP).

Pode-se ainda falar na possibilidade do empreendorismo através da criação de PME's (Pequenas e Médias Empresas) dedicadas às várias áreas da Contabilidade e Gestão Financeira para elaboração de projectos, consultadoria a outras pequenas e médias empresas, entre outras ocupações.

No final do curso, os diplomados em Curso de Licenciatura em Contabilidade, ficarão aptos a desempenhar funções técnicas nos seguintes sectores de actividade: Empresas Públicas e Privadas, Ministérios, Governo Provincial, Serviços, Banca e Seguros, Consultoria, Administração Pública Local, Regional e Central.

O Curso reúne os requisitos especificados para inclusão na lista dos Técnicos de Contas dos seus diplomados. Os diplomados em Curso de Licenciatura em Contabilidade, reúnem condições de inscrição como Técnico de Contas e permite aos seus Licenciados vir a desenvolver a sua vida profissional na prestação de serviços, predominantemente em PME, nas áreas de: Contabilidade Geral, Fiscalidade, Gestão Financeira, Contabilidade Analítica, Gestão Orçamental, Estudos de Viabilidade Económico-Financeira, Organização da Produção, Gestão de Aprovisionamento, Gestão de Pessoal, Controlo de Qualidade. Por outro lado, permite também o desempenho de funções em diversos organismos da Administração Central, Regional e Local, nomeadamente, Hospitais, Câmaras Municipais, Centros Regionais de Segura.

Saídas Profissionais:

• contabilidade e administração;
  • gestão de pequenas e médias empresas;
  • gestão financeira;
  • técnicos oficiais de contas.

Regime do curso:
Laboral e pôs-laboral.

Descarregue aqui o currículo integral do curso.

Localização e contactos

Rua da Unemo, Nº 512 (Recinto da Pousada dos CFM), Maputo-Moçambique

Secretaria:
email: secretaria.fegeconomiaegestao@gmail.com
Telefone: 842000897

Secretariado de Direcção
Email: secretaria.fegeconomiaegestao@gmail.com
Telefone: 842000897

© 2021 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica de Maputo. Todos os direitos reservados.