Revista SÍNTESE número 20

A revista SÍNTESE, da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia (FCSF), da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), tem vindo a publicar artigos e documentos, cobrindo, com ênfase, as áreas das Ciências Sociais e de Filosofia. Iniciada como uma publicação impressa, nos últimos anos a revista se afirmou como uma publicação digital. Alinhando-se ao contexto de circulação e acesso rápidos e internacional de conhecimentos académicos e científicos via plataformas digitais. Elevando-se, neste desenvolvimento, como uma plataforma académica que responde aos indicadores de qualidade, notáveis pelo aumento do número de artigos por edição, internacionalização de autores e, também, pela pluralidade disciplinar de matérias publicadas.
A publicação de edições ininterruptas da revista SÍNTESE é, per si, um indicador de produção académica, tanto quanto se pode observar pelo vínculo institucional dos autores, maioritariamente docentes da UP-Maputo. Neste âmbito institucional, a revista acaba por realizar a função de repositório de trabalhos autorais e de conhecimentos científicos produzidos na FCSF e em outras faculdades da UP-Maputo. Mas, sobretudo, operando como uma plataforma de acesso económico, pelos estudantes moçambicanos, aos recursos bibliográficos referenciados nos artigos, bem assim, também, às memórias e testemunhos de personalidades relevantes nos documentos publicados.
Nesta edição, temos a honra de publicarmos dois textos do Professor Lourenço do Rosário: o artigo RELEVÂNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL: pilares de um Ensino Superior de qualidade e o documento com o título A PESQUISA CIENTÍFICA E AS UNIVERSIDADES: o conhecimento como instrumento para o desenvolvimento das nações,comunicação apresentada na I Gala Científica da UP-Maputo sob o lema 60 anos do Ensino Superior em Moçambique: Consolidando a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, a 8 de Dezembro 2022. Publicamos também, com profunda saudade dos co-autores Juliano Neto de Bastos e Stela Mithá Duarte, em artigo póstumo, o texto Emprego e empregabilidade em contexto de massificação do Ensino Superior em Moçambique, concluído integralmente em princípio de 2020, ainda em vida dos dois...

Visualizar
© Universidade Pedagógica de Maputo 2024.