Estimados leitores,
Este é o número 27 da Revista Udziwi, Revista de Educação da Universidade Pedagógica.
Neste número apresentamos um total de 16 artigos.
O primeiro artigo "Ensinando alunos do Ensino Médio a pesquisar: incertezas que marcaram uma experiência", de António Sales, Lis Regiane Vizolli Favarin, Smenia Aparecida da Silva Moura, Milene Martins, Ricardo Capiberibe Nunes apresenta uma experiência envolvendo a prática de ensinar pela pesquisa numa escola pública do Ensino Médio no Brasil, relatando dificuldades encontradas no processo e possibilidades de superá-las.
O segundo artigo de Manecas Cândido, Laurinda Leite, Brígida Singo, initulado "O ensino contextualizado e a abordagem curricular de conteúdos de Microbiologia em Moçambique" analisa documentos oficiais que orientam o Ensino Secundário Geral, em Moçambique, no que concerne às eventuais propostas metodológicas que apresentam para um ensino contextualizado de conteúdos de Microbiologia nas escolas, reflectindo sobre a necessidade da adopção pelas escolas de tais metodologias, fomentado o ensino contextualizado de conteúdos de Microbiologia.
O terceiro artigo "Actividades laboratoriais no ensino das Ciências: um estudo com os livros escolares e professores de Biologia da 8ª classe das escolas da Cidade de Maputo" da autoria de Agnes Clotilde Novela, tem como objectivo analisar as características das Actividades Laboratoriais (ALs) propostas pelos livros escolares de Biologia da 8ª Classe, as concepções e as representações práticas dos professores sobre a importância e utilização destas actividades no ensino da Biologia. Conclui que o tipo de ALs proposto pelos livros analisados em uso nas escolas e as atitudes e práticas dos professores de Biologia não se relacionam com as perspectivas defendidas para o uso do laboratório no ensino das Ciências
O quarto artigo "Livro didáctico de Geografia em Moçambique: passado, presente e desafios" de Stela Mithá Duarte, tem como objectivo analisar o processo de desenvolvimento do livro didáctico de Geografia ao longo da História da educação em Moçambique, assim como os actuais desafios, sugerindo que é necessário apetrechar melhor as bibliotecas com livros didácticos e complementares e melhorar a formação de professores para o uso do livro didáctico de Geografia.